quinta-feira, 7 de maio de 2009

O cachorro à espera do osso desde as 5 da manhã...

O maior Centro Comercial da Europa .

Explique-me lá sr. Engenheiro como é que o país com menos poder de compra e menos desenvolvimento económico da União acaba de inaugurar o maior centro comercial da Europa e que contributo tem para o relançamento económico e equilíbrio da nossa balança comercial?

Desenvolvimento comercial
- Sem duvida. Irão estar lá todas as grandes marcas estrangeiras. A ganharem à conta de produtos fabricados no Vietnam, Índia, China etc…
A única mais valia que se retira é Impostos.

Mais postos de trabalho
- Sem duvida. De todos os postos criados, 5.000 directos, 85 % serão operadores de loja, caixa, de balcão, de reposição, seguranças, etc…. Muitos desses trabalhadores terão formação académica superior, a ganhar 500 euros ou menos.

Desenvolvimento das pequenas e médias empresas.
- Sem duvida. Desenvolvimento dos transitários e transportadores dos produtos vindos de fora.
As empresas de suporte serão as formiguinhas operárias que levarão os produtos para o centro.
Possivelmente poucos produtos serão produzidos em Portugal. Exceptuando os destinados a alimentação, se não vierem de Espanha.

Desenvolvimento comercial projectado na exportação.
- Sem duvida. Venda de Vinho do Porto e souvenirs aos estrangeiros que visitarem o centro. Mas como não existem muitos que sejam tão burros ao ponto de virem cá só visitar os "jardins suspensos da babilónia", logo exportações igual a zero.
Exceptuando na Pascoa e Natal onde os Espanhóis, burros com categoria superior virão cá fazer umas compras que fariam em qualquer centro na terrinha deles.

Falta saber :
- O que é feito dos inúmeros operários não especializados, imigrantes e alguns ilegais, que estiveram ligados á construção do centro. Não estarão enfiados num qualquer bairro gueto dos limítrofes de Lisboa?
Quem determina quantos e onde devem aparecer os grandes centros comercias, mais 18 até 2010, e se saberá o que está a fazer. Ou pura e simplesmente isto cresce como cogumelos, ao sabor de acasos ocultos fruto de interesses económicos e impostos camarários.

Alegria das alegrias:
Não é só o maior centro comercial, mas também é um “motor social” como já li algures antes da inauguração, certamente fruto de uma qualquer diarreia mental.

Ultimas noticias:
«Havia gente à porta desde as cinco da manhã», disse fonte da Chamartín, empresa promotora do shopping,

Existem sempre uns anormais que gostam de se levantar cedo a troco de umas bagatelas. Tipo cachorro à espera do osso.

Sem comentários: