quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Lucros fáceis e prémios chorudos...
Os "predadores" devem estar a chorar lágrimas de crocodilo.


OS MERCADOS DÃO-SE MAL COM A MENTIRA
Jumento – 17 Set.

De certa forma a crise financeiro que está a abalar o Ocidente é um castigo merecido, as perdas dos capitais envolvidos no negócio imobiliário norte-americano é uma consequência lógica de um esquema que era conhecido.
Transformar créditos de cobrança duvidosa em título, colocando-os no mercado financeiro criando lucros fictícios para uma imensidão de dinheiro preguiçoso e oportunista só podia resultar na crise a que assistimos.
Bancos ou seguradoras aparentemente credíveis alinharam no negócio apostando em lucros fáceis para os accionistas e em prémios chorudos para os seus administradores, agora enfrentam os custos da irresponsabilidade e oportunismo, os administradores estão desempregados e os accionistas assistem à desvalorização das suas acções. São assim as regras do que mercado de que eles são os primeiros defensores.
Mal estaria o mercado financeiro se os grandes bancos fossem premiados por se terem, envolvido num esquema semelhante ao da Dona Branca.
Ultrapassada a crise o mercado financeiro ficará mais saudável com regras mais transparente, da mesma forma que já tinha sucedido quando a ENRON foi à falência.
Lembram-se? Os mercados dão-se muito mal com a mentira.

Sem comentários: